vetor_inicial_24.png

Nossas premissas

vetor_inicial_22.png

Visão

Missão

Ser uma plataforma criadora de Mercados sustentáveis.

Capacitar as pessoas no empreendedorismo inovador.

vetor_inicial_23.png

Valores

- Austeridade

- Pensamento simples

- Cocriação

Terra e espaço

Quem faz a IncaaS Decolar 🚀

Gláucio Bezerra Brandão

vetor_inicial_27.png

Implantou e coordenou o 1º Mestrado de Inovação Pura em Universidade Pública no País, sendo também seu 1º coordenador, no qual ajudou a estruturar um dezena de startups de alunos em pós graduação.

 

Criou a 1ª Incubadora de Empresas de Base Tecnológica na UFRN e atuou na implantação de mais 05 outras em seu campus, tendo gerenciado 03 destas, as quais já apoiaram mais de 200 empreendimentos. Criou o 1º curso em pós-graduação sobre a metodologia russa TRIZ (Teoria para Resolução Inventiva de Problemas), metodologia capaz de gerar rupturas sistematicamente, a base de modelos de negócios inovadores.

 

Criou o 1º Depto de Eng. Biomédica do RN. Atuou na implantação da ênfase Negócios Tecnológicos na UFRN, para introduzir as novas mentes no Empreendedorismo Inovador.

 

Está CEO da Startup IncaaS (Prototipadora de Ideias e Geradora de Startups - incaas.com.br), a qual pretende ser uma interface real entre a Academia e o Mercado.

Conheça mais sobre nós!

            O acrônimo IncaaS surgiu como uma resposta aos tempos em que as extensões tecnológicas dizem para o mundo que não há mais necessidade de espaços físicos para que a criatividade floresça e as inovações aconteçam. Com isto em mente, criamos em 2019 o projeto - já validado  pelo CNPq -, com o propósito inicial de gerar novas empresas, as famosas Startups, dentro do ambiente corporativo pré-existente.

          Observou-se também que as empresas estão dispostas a apoiar o surgimento de novos empreendimentos tecnológicos, sejam estes dentro do próprio parque ou como empresas auxiliares a elas, mas não se sentem confortáveis com a velocidade, burocracia e direcionamento na formação dos futuros profissionais por parte do ensino superior atual. Faltam ensinamentos que promovam a criatividade ativa e a postura empreendedora, únicas que, juntas, são capazes de promover a inovação, responsável pela criação de novos Mercados e, com isso, novos empregos, além de evitar a estagnação das empresas e a rápida morte.

 

            Somando a revolução das plataformas online à necessidade das empresas de se modernizarem rapidamente, gerou-se, no parque industrial, a simpatia pela criação de startups. Entra então o IncaaS, cujo significado inicial Incubator as a Service, ou Incubadora como um Serviço, atuaria através de seus mais de 100 advisors - a forma como nomeamos nossos(as) conselheiros(as), peritos(as) em todas as áreas do conhecimento - orientando a criação de processos inovadores dentro das próprias empresas, no formato de órbitas, ora remotamente, ora presencialmente. Nesse modelo, as empresas aderentes à plataforma IncaaS,  seriam trabalhadas como incubadoras; as ideias teriam um chão mais apropriado para serem plantadas; seus executivos, juntamente com os advisors, mentores; os investimentos nos times de inovação (squads), aportados pelas próprias empresas, seriam por elas melhor direcionados e calibrados, processo que denominamos de Market inside Market: se eu nasço no Mercado, tenho maior chance de sobreviver a ele.

         Os experimentos que rodamos no ano de 2019 e começo de 2020, com mais de 10 empresas parceiras, mostraram que estávamos no caminho certo. Demos uma reduzida na passada no ano da pandemia. Este tempo foi aproveitado para melhor trabalharmos outros conceitos, quando percebeu-se que o ente mais importante de todo o processo poderia ser melhor assistido: as pessoas. Sem mentes criativas de postura empreendedora nada poderíamos fazer. Então expandimos o acrônimo  IncaaS para Innovation & Creativity as a Service, com o intuito de não só de promover a incubação de startups (dentro ou fora de empresas) mas, prioritariamente também, inicializar um mindset inovador azeitado nas mentes das pessoas. 

 

            Em poucas palavras, o IncaaS quer:

●    Estimular cérebros independentes na geração de insights, de modo que se transformem em ideias robustas, possam ser prototipadas e consigam respirar por conta própria.

 

●    Sensibilizar as corporações para que trabalhem suas ideias e também acolham mentes inspiradoras dentro de seus espaços.

 

●    Ser uma interface de união entre as ideias dos empreendedores-inovadores e das empresas, para que juntos consigamos criar novos Mercados.

 

IncaaS, prototipadora de ideias!

vetor_inicial_28.png

         Reconhecendo que o processo de incubação de empresas convencional - aquele em no qual os projetos são apoiados geralmente por universidades -, carece de fatores primordiais, tais como: aproximação do Mercado, investimentos, descoberta de oportunidades capazes de suportar ideias viáveis e orientação de quem vive as dores do Oceano Vermelho, o projeto IncaaS buscou analisar saídas para estes impasses.